sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MACARON... ELEGÂNCIA E SOFISTICAÇÃO!



 Eles parecem um biscoito, outros dizem que é um bolinho ou até mesmo um docinho, mas o certo é que os macarons, lindos, coloridos e deliciosos, têm conquistado espaço nas mesas de doces de diversas festas Brasil afora. Eles permitem uma grande variedade de sabores e recheios e conferem glamour e elegância a qualquer festa.
A receita do macaron, doce francês recheado de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas, leva farinha de amêndoas, açúcar, ovos, chocolate em pó e chocolate ao leite. Por não levar farinha de trigo na composição, o doce é livre de glúten.
O sucesso do macaron não é de hoje. Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer "massa fina". No século XVI, ele foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la, ficando posteriormente conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy, pode-se encontrar macarons como eram produzidos naquela época. No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar as bolachinhas a um cremoso e saboroso recheio. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que são apreciados hoje: uma explosão de cores e sabores, crocante por fora e macio por dentro.
Sendo usado em aniversários, batizados, chás de fraldas e quaisquer ocasiões especiais, o macaron tem sido uma bela e elegante alternativa! A variação de cores confere uma gama de formas de utilização e assim não é difícil transferir o charme dos macarons para festas infantis. Nos casamentos e festas de debutantes os típicos bem casados e bem vividos têm sido substituídos por macarons. É uma idéia criativa, sofisticada e elegante. 


E ai, gostou? No Rio de Janeiro eles podem ser encomendados no Sister’s Sweet Studio ou na Prici. Em São Paulo são os doces da Bárbara da Green Short Doces que fazem sucesso . Em Minas Gerais na rede de lojas da Ah!Bon (Ah!Bon Restaurante e Ah!Bon Café localizado no BH Shopping, Patio Savassi e Diamond Mall).
E para quem quer se aventurar na cozinha e produzir seu próprio macaron, ai vai a receitinha básica....aproveitem!

INGREDIENTES MACARONS
200gr farinha de amêndoas (pode ser substituída por farinha de castanha do pará)
200gr açúcar de confeiteiro
250gr açúcar
200gr claras envelhecidas* (aproximadamente 5 ovos) *deixar na geladeira um ou dois dias

VOCÊ VAI PRECISAR
assadeira (evite usar de teflon)
papel manteiga
saco e bico de confeitar
corante em gel

MODO DE PREPARO
Aqueça a clara com o açúcar, até que ele se desfaça. Bata por 20 minutos, formando um suspiro bem consistente. Coloque o corante em gel da cor que preferir. Em outro recipiente, misture a farinha de amêndoa com o açúcar de confeiteiro, peneire e acrescente o suspiro aos poucos, misture bem até que fique uma massa homogênea. Coloque o papel manteiga na assadeira e com um saco e bico de confeiteiro grande, faça bolinhas pequenas com uma distância de pelo menos 3.5cm de um para o outro.
Faça várias bolinhas e deixe descansar por 10 minutos, após essa pausa leve ao forno médio por mais ou menos 20 minutos (já pré-aquecido). Retire do forno e deixe esfriar na assadeira, você vai perceber que o macaron vai se dividir em duas “partes”, uma mais porosa e cremosa por baixo e outra lisa e gordinha por cima.

PARA RECHEAR
Existem diversas formas de rechear seus macarons: com doce de leite ou geléias; buttercream, ganache e até mesmo chantilly.


Nenhum comentário:

Postar um comentário