quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CARDÁPIO SAUDÁVEL E DIVERTIDO!


Quando se prepara uma festa infantil, uma das grandes preocupações é o que colocar no cardápio. Cachorro quente, salgadinhos, docinhos, algodão doce...uma infinidade de gostosuras! Mas com o crescente aumento da obesidade infantil, uma preocupação se torna evidente: servir comidinhas mais saudáveis para as crianças.
Hoje em dia,  os buffets já oferecem muitas opções que misturam os tradicionais doces e salgados com receitas menos calóricas  e mais saudáveis. Então, se você optar por escolher um buffet, procure se informar sobre as opções de cardápios para festas infantis. Mas se a festinha for em casa e a mamãe optar por não trabalhar com buffets, existe a possibilidade de criar cardápios ricos e nutritivos sem gastar muito. Uma boa dica é servir saladinhas de frutas, montando uma mesa com várias frutinhas e deixar as próprias crianças montarem seu prato. Elas irão amar! Se o tradicional cachorro quente não pode faltar na sua festa, opte então por usar o pão integral. Sanduíches naturais de frango, ou presunto e queijo, com saladinha de alface, cenoura picadinha e tomatinho cereja pode também fazer parte do cardápio. Os salgadinhos não precisam ser excluídos , apenas dê preferência aos assados que são mais saudáveis por terem menos gordura e menos colesterol. Para as bebidas, substitua os refrigerantes pelos sucos naturais e sirva em copos coloridos e com canudinhos. Ou então para deixar a festa mais criativa pode-se também ser usadas as famosas suqueiras onde as pessoas se servem a vontade e os sucos são servidos em garrafinhas...que criança não irá se encantar?
Confira agora uma lista de receitinhas saudáveis e práticas de fazer:

Sanduíches: podem ser de pão integral, ou os enrolados com pães de massa bem fininha. Para fazer o recheio você pode usar: presunto com mussarela, mussarela com alface e tomate, patê de atum com tomate, requeijão cremoso e presunto, banana com geléia, e goiabada cremosa com queijo branco. Caprichar na apresentação para atrair a atenção da criançada faz toda diferença, por isso usar cortadores especiais faz com que os simples sanduíches adquiram formatos muito divertidos, como corações, estrelas, bonequinhos etc.


Pão de queijo: Famoso, nutritivo e todo mundo adora. Então por que não ser uma opção? Pode-se inovar e servir recheado de requeijão cremoso, presunto picadinho com mussarela, patê de milho...o que sua imaginação e paladar mandar!

Cachorro quente e mini hambúrguer: São os mais aceitos pelas crianças nas festinhas. Para o cachorro quente, salsicha de frango é uma boa pedida, e para o mini hambúrguer, bife de frango com saladinha de alface e tomate. Eles, juntamente com os sanduíches, podem ser servidos como finger foods...as crianças amam se servir!
Espetinhos: Nutritivos, e são uma decoração a mais na mesa. Podem ser de queijo, presunto, tomatinho-cereja e azeitona. Use a imaginação!
Salada de frutas e espetinhos de frutas: Fica mais divertido e atraente para a criança se ela mesmo puder servir e montar seu espetinho ou copinho de salada. 

Gelatinas: São muito apreciadas nas festinhas e podem ser servidas de maneiras variadas.

Picolé de frutas: Feito com suco natural, ou então com a própria fruta congelada e colocada no palito. Um idéia linda e divertida! 

Bebidas: Você pode oferecer vários tipos como suco natural, água de côco , além da água natural. Pode ser servido batidinhas com frutas de diversos sabores. A apresentação também conta neste caso, e como falei anteriormente uma opção linda são as suqueiras que hoje são encontradas com facilidade no mercado e que fazem a diversão da criançada. 

E é claro que os tradicionais docinhos e salgadinhos não têm como ficar de fora, então não custa nada mesclar o cardápio e tentar pelo menos servir  um menu mais saudável sem deixar de ser gostoso e divertido. Aposto que sua festa será um sucesso e a saúde da criançada agradece!


Imagens retiradas da internet.

Um comentário:

  1. Amei! Ideias maravilhosas e apresentação lindíssima. Parabéns!

    ResponderExcluir